Desmistificar a acne

Uma rapariga feliz por descobrir as verdades e mitos sobre a acne

Ajudamos-te a esclarecer alguns mitos associados à acne:

Mito: a pele oleosa nunca está desidratada

A superfície da pele é constituída por uma camada de água e lípidos, que proporciona vários benefícios à pele, entre os quais ajuda a manter a barreira protetora natural da pele e a protegê-la da desidratação. Quando a produção de sebo é excessiva, ocorre um aumento da oleosidade da pele. No entanto, a desidratação trata-se da falta de água, não de lípidos. Isto quer dizer que uma pele oleosa pode estar desidratada. 

É importante manter este equilíbrio entre a quantidade de lípidos e de água, por isso a hidratação é importante na rotina de qualquer tipo de pele. 

Na pele com acne e que está sob tratamento da acne, a hidratação é fundamental, pois reduz a secura provocada pela acne e pelo tratamento, proporciona conforto à pele e ajuda a reparar a barreira cutânea, que se encontra fragilizada devido ao processo inflamatório característico desta doença. O uso de um hidratante também ajuda a atenuar os possíveis efeitos indesejáveis do tratamento.

Devem ser preferidos hidratantes adequados e formulados especificamente para este tipo de pele e que sejam não comedogénicos (“oil-free”).

Mito: a sujidade da pele causa acne

Ainda existe a ideia de que a acne é causada pela sujidade da pele ou falta de higiene. No entanto, as 4 causas da acne são a produção excessiva de sebo (e alterações na sua composição), a acumulação das células mortas nos folículos (que origina a sua obstrução), a proliferação da bactéria P. acnes e a inflamação.

Apesar da sujidade não ser uma das causas da acne, o excesso de oleosidade é, e por isso é importante efetuar a limpeza da pele, para remover impurezas e o excesso de oleosidade e ajudar a desobstruir os poros.  

Mito: a limpeza frequente da pele é benéfica para a acne (borbulhas)

A limpeza excessiva pode irritar a pele e agravar a acne, pelo que limpar a pele duas vezes por dia (de manhã e à noite) é suficiente.

Devem ser preferidos produtos que limpem a pele suavemente, sem a secar, com pH próximo ao pH da pele e que não tenham ingredientes potencialmente irritantes (ex. sabões). Devem ser evitados produtos desidratantes, irritantes ou com ação descamativa (exfoliante), pois estes contribuem para a fragilidade da barreira cutânea e para o aumento da irritação da pele.

Mito: espremer as borbulhas faz com que elas desapareçam

Espremer as borbulhas pode contribuir para a maior irritação da pele e agravamento da acne, por isso este comportamento deve ser evitado.

Mito: a pele acneica não pode usar maquilhagem

A maquilhagem pode ser usada para “disfarçar” a acne, mas devem ser preferidos produtos adequados para pele oleosa e/ou tendência acneica, não comedogénicos (“oil free”), para evitar a obstrução dos poros e o agravamento da acne. Não te esqueças de remover a maquilhagem antes de dormir e antes de praticar desporto. 

Se tiveres dúvidas, fala com o teu médico ou farmacêutico.

 

1.Figueiredo A,et al.Rev Port Clin Geral. 2011;27:59-65. 2.Bhate K, HC Williams.Br J Dermatol.2013;168:474-485. 3.Rebelo-Neves C, Dias CA, Torgal J.Revista SPDV.2016;74(2):137-145.