Cuidados da pele

Como tratar acne na adolescência

A acne é uma doença e, como tal, necessita de tratamento. O tratamento deve ser individualizado e deve ser aconselhado e acompanhado por um profissional de saúde (médico, farmacêutico). 

Os cuidados dermocosméticos também são essenciais, pois complementam e ajudam ao sucesso do tratamento. A acne e o tratamento antiacneico provocam alterações na pele, nomeadamente alteram a sua permeabilidade e função barreira, e contribuem para a secura e sensibilidade cutânea. A acne também está associada ao aumento da oleosidade da pele. Por outro lado, o tratamento da acne frequentemente origina efeitos indesejáveis na pele (ex. vermelhidão, secura, descamação), os quais podem ser melhorados com a utilização de produtos cosméticos adequados.

A rotina de cuidados diários da pele com acne deve incluir os passos de limpeza, hidratação e fotoproteção.

Limpeza

A limpeza é importante para remover impurezas e o excesso de oleosidade da pele, e para ajudar a desobstruir os poros. Devem ser preferidos produtos que limpem a pele suavemente, sem a secar, com pH próximo ao pH da pele e que não tenham ingredientes potencialmente irritantes (ex. sabões). Devem ser evitados produtos desidratantes, irritantes ou com ação descamativa (exfoliante), pois estes contribuem para a fragilidade da barreira cutânea e para o aumento da irritação da pele. 

No entanto, lembre-se que a limpeza em excesso pode irritar a pele e agravar a acne. Por isso, limpar a pele duas vezes por dia (de manhã e à noite) é suficiente.

Hidratação

A hidratação é fundamental para reduzir a secura da pele provocada pela acne e pelo tratamento, mas também é importante para proporcionar conforto à pele e ajudar a reparar a barreira cutânea, que se encontra fragilizada devido ao processo inflamatório característico da própria acne. Devem ser preferidos hidratantes adequados a este tipo de pele, que não tenham ingredientes potencialmente irritantes (ex. fragrâncias/perfumes) e que sejam não comedogénicos (“oil-free”).

Os produtos com ação matificante poderão também ser benéficos, pois ajudam controlar a oleosidade da superfície da pele e a reduzir o brilho característico da pele oleosa ou com tendência acneica.

Fotoproteção 

A pele com acne e que está sob tratamento está mais sensível, pelo que a radiação UV pode provocar alterações na pigmentação da pele e fotossensibilidade. 

Assim, deve ser evitada a exposição solar excessiva, incluindo solários, e é recomendada a utilização de um protetor solar (FPS igual ou superior a 30). É também recomendado o uso de roupa protetora (como um chapéu e uma camisola) nas áreas tratadas, caso não seja possível evitar a exposição solar.

Maquilhagem

Devem ser preferidos produtos de maquilhagem que sejam não comedogénicos (“oil free”), para evitar a obstrução dos folículos e o agravamento da acne. 

Além disso, é importante remover a maquilhagem antes de dormir e de praticar desporto.

O que deve ser evitado

A utilização de produtos cosméticos não adequados a pele com tendência acneica ou a pele que está sob tratamento da acne pode contribuir para a maior irritação da pele, agravar a acne ou “sabotar” o sucesso do tratamento. Também as lavagens frequentes e agressivas e espremer as borbulhas podem contribuir para a maior irritação da pele e agravamento da acne. O stress é também referido como um exemplo de um fator agravante da acne.

 

Informa-te junto do teu médico ou farmacêutico.
 

1.Figueiredo A,et al.Rev Port Clin Geral.2011;27:59-65. 2.Del Rosso JQ.J Clin Aesthet Dermatol.2013;6(12):19-27. 3.Thiboutot D,Del Rosso JQ.J Clin Aesthet Dermatol.2013;6(1):18-24. 4.Jordan L,Baldwin HE.J Drugs Dermatol.2016;15(10):1170-1173. 5.Del Rosso JQ, et al.J Clin Aesthet Dermatol.2015;8(1):22–30. 6.Kim MR, Kerrouche N.J Dermatolog Treat.2018;29(1):49-54.