O que é a acne cosmética

Maquilhagem no ginásio

O termo acne cosmética foi criado em 1972 por três dermatologistas americanos para descrever um tipo de acne que eles acreditavam ter sido desencadeada pela utilização de produtos cosméticos. E, de facto, o termo persistiu e mantêm-se até aos dias de hoje! É um tipo mais comum no pós-adolescência e quando diagosticada e tratada corretamente, embora persistente, é relativamente fácil de tratar e raramente deixa cicatrizes.

Apesar do nome, acne cosmética, esta patologia não se relaciona diretamente com a aplicação de maquilhagem mas sim com a aplicação de produtos cosméticos como hidratantes, cremes, condicionadores, produtos capilares, entre outros..

Pode ocorrer em qualquer parte do corpo mas é mais comum na zona da cabeça e surge tanto homens como mulheres. As laterais do rosto, a linha do maxilar, as bochechas, couro cabeludo e testa são as áreas mais afetadas.

 

Este tipo e acne pode persistir indefinidamente, caso os produtos cosméticos não sejam substituídos ou se não for aplicado o tratamento adequado. A substituição dos produtos cosméticos regulares por produtos cosméticos anti-acneicos é uma das principais medidas a adoptar mas para informações mais específicas sobre o teu caso, informa-te junto do teu dermatologista.

 

Fontes:

http://www.dermascope.com/acne/the-truth-about-acne-cosmetica#.VXr_uPlVh4M http://acne.about.com/od/acnebasics/p/acnecosmetica.htm

07.24.2015 Notícias
Sondagem

Quando é que deves lavar a cara?

Só quando me levanto  - 158 votos
Depois das refeições  - 72 votos
De manhã ou à noite  - 1658 votos
Depois de fazer desporto  - 203 votos
Quando estou com sono  - 7 votos