Os cães também têm acne

Quando se fala de acne, os cães são como nós. Na sua fase “teen”, também enfrentam este problema: borbulhas e pontos negros, que para eles aparecem nas zonas do queixo, lábios, peito e área genital.
A grande vantagem em ser cão, é que o seu grau de consciência relativamente a este problema é bem diferente. Neste caso, a acne não é uma questão de saúde complicada e tende a desaparecer na idade adulta.
Causas para a acne dos cães
Dependendo do cão e do ambiente em que vive, podem existir várias explicações para o aparecimento da acne. A idade jovem é aquela em que, por muitos cuidados que um dono tenha, há pouco a fazer. Outras razões são alterações hormonais, uma reação alérgica à comida ou a um produto, bactérias ou problemas de higiene. Se tiveres um Dogue Alemão, Dobermann ou Boxer, ficas a saber que esta raças têm mais probabilidade de apresentar acne.
Soluções para combater a acne
Cuidados com a higiene – se não considerarmos a idade, a maioria da acne nos cães resulta de uma má higiene. Dar-lhe banho, algumas vezes por mês, ajuda nessas questões. E escovar-lhe os dentes, quando é na zona dos lábios, também.
Champô específico para cães – basta procurares numa loja para animais. Os champôs com aloe vera e equinácea são uma boa ajuda para os problemas de pele. Os que nós usamos em casa são demasiado agressivos para os cães.
Deixar o tempo atuar – se tentares resolver o problema é provável que a situação piore. Às vezes desaparece por si só mas qualquer tratamento específico deve ser feito por um veterinário.
Consultar um veterinário – se vires que a situação do teu cão não muda e até piora, deves sempre levá-lo a um veterinário.
Fonte:
http://www.cesarsway.com/skin-care-awareness/Solutions-for-Your-Dogs-Acne
Sondagem
Quando é que deves lavar a cara?