Como melhorar a acne através da autoestima

Se uma baixa autoestima dá mais stress e ansiedade e se estes provocam um desequilíbrio hormonal que traz ainda mais borbulhas e pontos negros, está na hora de mostrares à autoestima quem é que manda.
O que é a autoestima
A autoestima são pensamentos, sentimentos e opiniões que temos sobre nós próprios. Ou seja, é uma coisa que pode mudar em função da nossa forma de pensar, o que é uma excelente notícia.
Muitas vezes nem nos apercebemos da maneira negativa como nos vemos ao espelho (com ou sem acne), mas se tiveres noção disso e de que esse olhar depende só de ti, podes começar já hoje a mudar a tua forma de pensar. E podes ter a certeza que te vai ajudar na maneira como te sentes.
Formas de combater a acne através da autoestima
- Controla a tua autocrítica – identifica as críticas que diriges para dentro. Será que falavas assim a um amigo? Ter uma voz interior demasiado dura é devastador. Se suavizares o teu discurso, ajuda!
- Foca-te nas coisas boas – olhas tanto para os problemas que eles são a única coisa que vês? Da próxima vez que te sentires em baixo por causa da acne ou de outro assunto, foca-te antes em algo positivo. Escreve, por exemplo, três coisas boas sobre ti todos os dias.
- Valoriza o esforço e não a perfeição – muitas vezes desiste-se porque achamos que não vamos ser perfeitos. E outras vezes nem sequer tentamos, devido a essa pressão. Lembra-te que ninguém é, nem tem de ser, perfeito!
- Aprende com os erros – aceita que vais cometer erros. Acontece a todos! Aquilo que podes fazer de diferente da próxima vez é que é importante!
- Altera os pensamentos que te fazem sentir inferior – se te costumas comparar com os outros e se ter acne te faz sentir menos capaz, é importante alterares essa forma de pensar.
- Identifica aquilo que podes e não podes mudar – se há algo em ti que te faz sentir infeliz e podes mudar, começa já hoje. Por exemplo: a melhorar a autoestima e a fazer um tratamento contra a acne. Se for algo que não podes mudar, aprende a aceitar.
- Tem orgulho nas tuas opiniões e ideias – se os outros discordarem, não é nada pessoal. É sinal que pensam de maneira diferente.
- Faz exercício – mantermo-nos ativos e em forma ajuda-nos a sentir bem, a aliviar o stress e a ser saudáveis.
- Relaxa-te e diverte-te – Se tens pensamentos do tipo “Eu tinha mais sucesso se tivesse menos borbulhas” lembra-te que isso não ajuda. Passa mais tempo com as pessoas que gostas e diverte-te. É uma boa forma de nos sentirmos melhor, tal como somos.
Fonte:
http://teenshealth.org/teen/your_mind/emotions/self_esteem.html
Sondagem
Quando é que deves lavar a cara?