Sem stress, vamos falar de acne

Maquilhagem no ginásio

Já te aconteceu teres mais borbulhas durante a época de exames? Se achas que é muita coincidência a tua acne piorar sempre que enfrentas situações stressantes, tens toda a razão.

stress pode não provocar novos casos de acne mas contribui para piorar a situação de todos aqueles que já convivem com esse problema.

Qual é a relação entre o stress e acne

Não é de ontem a suspeita de uma relação entre a acne e o stress. A Universidade de Stanford, nos Estados Unidos da América, descobriu através de um estudo que a acne dos estudantes piorava durante a época de exames. Um período bem mais stressante do que aquele em que só se tem aulas. Com este estudo os investigadores conseguiram relacionar a variação da intensidade da acne com o aumento do stress.

Apesar dessa descoberta a verdade é que os cientistas não conseguem explicar de que forma o stress piora a acne. O que eles sabem é que as células que produzem sebo têm recetores para as hormonas do stress. O sebo é a substância oleosa que se mistura com as células mortas da pele e as bactérias e obstrui os folículos pilosos, levando ao aparecimento de borbulhas e pontos negros.

Mais tarde, um outro estudo, realizado por uma universidade de medicina em Singapura, também verificou que a acne dos estudantes piorava durante o período de exames. Os investigadores colocaram então a hipótese de ser o aumento do sebo o responsável mas descobriram que o stress psicológico não provocava uma alteração significativa na produção de sebo nos adolescentes.

A pergunta que ficou e ainda está no ar é: Qual será o mecanismo através do qual o stress provoca mais acne?

Entretanto o que fazer

Enquanto os cientistas procuram respostas, o importante para ti é perceberes que existem formas de combateres o stress e que podem ajudar a diminuir a intensidade da acne naqueles períodos mais críticos. Lembra-te que a acne é para muitos um problema crónico que não desaparece depois dos exames. A solução passa por fazeres os tratamentosvisitares um dermatologista e se necessário até um psicólogo. É que muitas pessoas, devido ao stress, têm tendência a mexer de forma compulsiva na pele, piorando e muito a situação.

 

Fonte: http://www.webmd.com/skin-problems-and-treatments/acne/features/stress-and-acne

11.13.2015 Notícias
Sondagem

Quando é que deves lavar a cara?

Só quando me levanto  - 158 votos
Depois das refeições  - 72 votos
De manhã ou à noite  - 1658 votos
Depois de fazer desporto  - 203 votos
Quando estou com sono  - 7 votos