As marcas e as cicatrizes da acne: sabe a diferença!

Maquilhagem no ginásio

Os vestígios da presença da acne na pele são muito frequentes mas podem manifestar-se de formas diferentes. Uma questão recorrente para quem sofre de acne é saber a diferença entre uma verdadeira cicatriz de acne e as marcas ou descolorações que ocorrem aquando da cicatrização dos tecidos dérmicos. Nós passamos a explicar:

  • A cicatriz ocorre quando a lesão afeta as camadas mais profundas da pele (que não são visíveis) e danifica a sua estrutura, causando a rutura do colágeno e da elastina. Acontece maioritariamente em casos de acne moderada a grave e a sua remoção só é eficaz com o auxílio de tratamentos médicos especializados.
  • A acne ligeira a moderada deixa, muitas vezes, marcas de cor vermelha, cor-de-rosa ou acastanhadas. Embora seja comum a referência a estas marcas como cicatrizes, estas resultam de uma reação de hiperpigmentação pós-inflamatória, que ocorre enquando existe regeneração celular. Felizmente, e uma vez que não existem um dano permanente da pele, estas marcas não são consideradas cicatrizes. Contudo, acelerar a sua cicatrização, há medidas que devem ser adotadas para uma leve saudável e sem vestígios de acne.

 

Um alerta: Se tens o mau hábito de espremer as tuas borbulhas, corres mais riscos em ter cicatrizes permanentes na tua pele! O tratamento da acne contribui para evitares a formação de cicatrizes.

 

Fonte: http://www.paulaschoice.com/expert-advice/acne/_/red-marks-and-acne-scars

07.06.2015 Notícias
Sondagem

Quando é que deves lavar a cara?

Só quando me levanto  - 158 votos
Depois das refeições  - 72 votos
De manhã ou à noite  - 1658 votos
Depois de fazer desporto  - 203 votos
Quando estou com sono  - 7 votos